Rembrandt Harmenszoon van Rijn | M6

Rembrandt nasceu a 15 de Julho de 1606 e morreu a 4 de Outubro de 1669. Foi um pintor e gravador holandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história da arte holandesa. É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa— particularmente a pintura— atingiram seu auge.Tendo alcançado sucesso na juventude como um pintor de retratos, seus últimos anos foram marcados por uma tragédia pessoal e dificuldades financeiras. No entanto, suas gravuras e pinturas foram populares em toda a sua vida e sua reputação como um artista manteve-se elevada, e durante vinte anos ele ensinou quase todos os importantes pintores dos países baixos.Os maiores triunfos criativos de Rembrandt são exemplificados especialmente nos retratos dos seus contemporâneos, autor retratos e ilustrações de cenas da Bíblia. Seus auto-retratos formam uma biografia singular e intimista em que o artista pesquisou a si mesmo sem vaidade e com a máxima sinceridade.


Artista no Barroco





No século XVII formou-se uma escola independente e tendo-se os holandeses tornado maioritariamente protestantes, a pintura religiosa desapareceu quase completamente. A temática pictórica versava a realidade quotidiana, fugindo à representação de cenas históricas, mitológicas ou ideias abstractas. Predominava o retrato, não só dos indivíduos mas da sua existência diária e do que dela fazia parte. As obras eram maioritariamente encomendadas por uma burguesia próspera e endinheirada. As dimensões dos quadros diminuem uma vez que estes se destinam a habitações de dimensões normais.Rembrandt destacou-se entre outros foi o mestre da luz, durante um longo período é o pintor favorito dos burgueses ricos. A morte da mulher e a evolução das suas próprias concepções pictóricas levam Rembrandt a praticar um estilo cada vez mais introspectivo. Os seus retratos evoluem de meras representações objectivas para verdadeiros retratos psicológicos. Rembrandt não é um representante característico da Escola do Norte, apesar do seu estilo possuir elementos típicos: o seu interesse pelo retrato, a sua paixão pela luz, assim como as dimensões exíguas das telas, são próprias da pintura holandesa. Distingue-se contudo dos outros pintores, não só por substituir a objectividade daqueles pela análise subjectiva, como também pela diversidade da sua obra, não se especializando num género definido.




Um dos maiores artistas de todos os tempos, Rembrandt van Rijn formados principalmente em Amsterdã, antes de trabalhar como mestre independente em Leyden. Suas primeiras pinturas eram de figuras representadas em uma ou filosóficas contexto bíblico. Mudou-se para Amesterdão, em 1631-1632, onde recebeu sua comissão primeiro retrato. Ele fez seu nome com este retrato de grupo, A Lição de Anatomia do Dr. Tulp . Pródigo em sua descrição da dissecação de um cadáver humano, o iluminado composição corajosamente é dada potência acrescentou arrebatada pelo grupo de notáveis, cada um, um indivíduo plenamente realizado. O ponto culminante desta fase lucrativo de sua carreira foi The Night Watch , um retrato de grupo da milícia de defesa de Amesterdão. Rembrandt's Fortune declinou após 1642. Ele não recebeu comissões retrato significativas e experimentou grandes dificuldades financeiras, o que levou à falência em 1656. Nos anos mais tarde, ele voltou a temas bíblicos. Seus muitos auto-retratos produzidos em cada etapa da sua carreira dar conta analítica de sua vida. Ele tinha a habilidade incomparável para capturar a aparência de seus súditos, enquanto que a verdade nua interior de seu caráter. É a compreensão da humanidade que faz seu trabalho único