"O Beijo" de Rodin é vendido por 1,9 milhão de dólares.


Uma das obras-primas do escultor francês Auguste Rodin, a peça O Beijo, forjada em bronze em 1917, foi leiloada em Zurique
Zurique - Um exemplar de O Beijo, uma das obras-primas do escultor francês Auguste Rodin, foi vendido em leilão na tarde desta sexta-feira, em Zurique, por 2,5 milhões de francos suíços (1,9 milhão de dólares), segundo a casa de leilões Galeria Koller.
 Estimava-se que a obra seria vendida por uma quantia entre 1,6 milhão e 2,2 milhões de dólares. Segundo a casa de leilões, este bronze, de 86 centímetros de altura, é actualmente a única fundição feita por Alexis Rudier. No total, sete exemplares da obra foram forjados em bronze antes da morte do artista, em 1917, e ignora-se onde estão os outros seis.
 A obra vendida em Zurique está catalogada no Museu Rodin de Paris. O comprador arrematou a obra por telefone. O vendedor é um coleccionador alemão, que adquiriu a escultura em 1981, por cerca de 650 mil francos suíços.
 O outro ponto forte do leilão foi um quadro de Pierre Auguste Renoir, Margem do Sena em Argenteuil, pintado em 1880. Estimado entre 800 mil e 1,3 milhão de francos suíços, a obra foi vendida para um comprador parisiense, também por telefone, por 1,45 milhão de francos suíços.