Quadro de Jean-Michel Basquiat é rabiscado em museu em Paris

Um quadro de Jean-Michel Basquiat que faz parte da exposição dedicada ao artista pelo Museu de Arte Moderna de Paris desde Outubro foi riscado, provavelmente por um visitante, afirmou nesta quinta-feira (11) o "Le Parisien".
Le Parisien de Jean-Michel Basquiat


A direcção do museu apresentou na quarta-feira uma denúncia por vandalismo e degradação de obra de arte, após ter descoberto na segunda-feira os rabiscos em "Cadillac Moon 1981", uma das obras do artista americano de origem porto-riquenha e haitiana, nascido em Nova York em 1960.

Fontes do gabinete do prefeito de Paris relataram ao jornal que uma restauradora que verifica regularmente as obras percebeu os rabiscos, feitos provavelmente por um visitante. Desde a abertura da exposição em 15 de Outubro, cerca de 65 mil pessoas já passaram pelo museu de Paris.
O incidente com o quadro ocorreu apesar do reforço na segurança do museu com 43 novos agentes e detectores em alguns dos quadros para alertar se alguém se aproximava da obra.
A segurança havia sido reforçada por se tratar da primeira grande exposição de Basquiat, que morreu em Nova York aos 27 anos por overdose.

Além disso, o Museu de Arte Moderna de Paris já tinha passado por alguns problemas de segurança.

Na madrugada de 20 de maio, cinco quadros de Picasso, Matisse, Braque, Léger e Modigliani desapareceram do museu, e até agora não foram encontrados.