Quadro de Picasso roubado de galeria em Atenas

Cabeza de Mujer', de Picasso (1939) Fotografia © Direitos reservados
Três obras de arte, entre elas um quadro de Pablo Picasso e outro de Mondrian, foram roubadas durante a madrugada na Galeria Nacional de Arte em Atenas, anunciou a polícia local.
'Cabeza de Mujer' é um quadro pequeno (54 por 40 centímetros) pintado por Picasso em 1939. O quadro chegou a Atenas por oferta do próprio Picasso, que quis homenagear a resistência grega durante a Segunda Guerra Mundial. Esta é a única peça de Picasso que faz parte da coleção da pinacoteca nacional da Grécia.
Além desta, e de acordo com o comunicado da polícia citado pela AFP, foram também roubados 'Moulin, quadro de 1905 do pintor holandês Piet Mondrian, e um desenho do artista Gugliemo Caccia (século XVII) representando o êxtase de um santo.
O roubo aconteceu no último dia da exposição intitulada "Tesouros desconhecidos" que incluía gravuras dos artistas Duerer e Rembrandt.
Um guarda da galeria disse à polícia que o alarme antirroubo foi acionado pouco antes perto das 5:00 de hoje e nessa altura viu uma silhueta de uma pessoa a sair rapidamente do edifício. A polícia afirma que o roubo não terá demorado mais do que sete minutos, o que revela que esta terá sido uma operação bem planeada.
A galeria, situada no centro de Atenas, planeava fechar durante algum tempo após o encerramento da exposição para proceder a trabalhos de renovação e expansão