Pierre-Auguste Renoir

Pierre-Auguste Renoir

Pierre Auguste Renoir Fez parte do impressionismo e destacou-se pela sua pintura. Nasceu em 25 de Fevereiro de 1841 em Limoges. Morreu em 3 de dezembro de 1919 em Cagnes-sur-Mer. Já na infância demonstrou grande interesse pelas artes plásticas. Quando criança, trabalhou como decorador em uma indústria de porcelanas em Paris. Com 18 anos, Renoir começou a pintar e decorar persianas e leques. Em 1862, estudau na Academia de Belas Artes. Estudou também na academia do pintor suíço Charles Gabriel Gleyre. Nesta academia conheceu outros artistas famosos da época como  Claude Monet e Alfred Sisley. De Monet, Renoir recebeu influência no trabalhar o brilho,sendo que o trabalho com as cores foi influência recebida de Delacroix.
O estilo artístico era marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmónicas. O sentimento lírico é outra característica importante nas obras de Renoir. Nas suas pinturas prevaleceram as formas humanas individuais, grupos de pessoas e paisagens. 
A sua primeira exposição artística ocorreu em Paris, no ano de 1864. Porém, não foi reconhecido. O reconhecimento veio somente em 1874, durante a primeira exposição de artistas da corrente impressionista. Em 1874, sua pintura Le Moulin de la Galette foi reconhecida como uma grande obra de arte impressionista.
A carreira artística de Renoir foi consolidada com a exposição realizada em Paris, na galeria Durand-Ruel, no ano de 1883. 

Os últimos 20 anos de vida, Renoir sofreu com a saúde. Portador de uma doença articular (artrite), o artista continuou pintando com dificuldades. Amarrava o pincel no braço para poder realizar suas obras. Mesmo assim, criou trabalhos ricos e importantes.


 Retrato de Madame Henriot – 1875 – 66 X 50 cm

O camarote . 1874
Mulher com sombrinha
Baile no moinho de la Gallette- 1876 -  131 X 175 cm