Sede da Fundação Saramago abre a 13 de Junho


De acordo com a informação, a sede da fundação será inaugurada oficialmente às 11:30 com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e a presidente da entidade, Pilar del Río. "Devido aos constrangimentos do espaço, [a inauguração oficial] será reservada a convidados, entre entidades oficiais e amigos do escritor", indica ainda a nota da Fundação José Saramago.

No entanto, a partir das 14:00 - acrescenta - a porta da Casa dos Bicos ficará aberta ao público, que poderá visitar a exposição permanente sobre o Nobel da Literatura, intitulada "José Saramago. A Semente e os Frutos". Comissariada por Fernando Gomez Aguilera, a exposição "está em fase adiantada de montagem, ao mesmo tempo que decorrem os acabamentos do edifício".
Ali o visitante encontrará "manuscritos, cadernos de notas e desenhos, fotografias, vídeos, recortes de jornais, que revelam o persistente labor do Nobel da Literatura". A mostra inclui ainda objectos pessoais, como as agendas minuciosas e correspondência, documentação sobre a sua intervenção na vida política e social que foram seleccionados pelo comissário, amigo pessoal do escritor.
Fernando Gomez Aguilera é presidente da Fundação César Manrique, e foi também responsável pela exposição "José Saramago. A Consistência dos Sonhos", que esteve patente em Lanzarote (Espanha), Lisboa e fez uma digressão pela América do Sul.
O espólio do escritor José Saramago chegou a Lisboa a 21 de Maio último num camião contentor, proveniente de Lanzarote, onde o Nobel teve residência principal até 18 de Junho de 2010, data do seu falecimento. Na altura da chegada, Pilar del Río, viúva do escritor, considerou que o espólio "é o tesouro emocional, intelectual e espiritual da Casa dos Bicos". O projecto de remodelação e design de interiores da Casa dos Bicos, edifício do século XVI, é da responsabilidade dos arquitectos João Santa-Rita e Manuel Vicente.
Em Junho do ano passado, as cinzas José Saramago foram depositadas junto a uma oliveira centenária que foi propositadamente plantada junto à Casa dos Bicos, no Campo das Cebolas.
A oliveira foi transportada da Azinhaga do Ribatejo, aldeia natal de Saramago, e plantada junto ao edifício, porque o escritor se referia a esta árvore no livro autobiográfico "As Pequenas Memórias" (2006).