Códice Calixtino e o Caminho de Santiago.



Códice Calixtino

O Códice Calixtino na Catedral de Santiago de Compostela.


O códice conhecido em latim como Liber Sancti Jacobi ou Codex Calixtinus é um conjunto de textos reunidos em Santiago de Compostela nos anos finais do arcebispado de Diego Gelmírez e que se apresentava como da autoria do Papa Calisto II.

O códice consiste num conjunto de textos anteriores de carácter litúrgico, histórico e hagiográfico que visava a servir como promoção da sé apostólica de Santiago de Compostela, pensado pelo arcebispo Gelmírez ou pelo seu círculo próximo e redigido por vários autores entre 1130 e 1160.

O exemplar mais antigo, datado entre 1150 e 1160, conserva-se na Catedral de Santiago de Compostela e é cópia de um exemplar modelo. A cópia que realizou o monge Arnaldo de Monte em 1173 conhece-se como manuscrito de Ripoll e conserva-se actualmente em Barcelona.

O Códice Calixtino divide-se em cinco livros e compõe-se de 225 fólios a dupla cara de 295 x 214 mm, cada fólio contém, pelo geral, uma única coluna de 34 linhas. O manuscrito restaurou-se em 1966 e voltou-lhe acrescentar o Livro IV que estava fora do manuscrito desde 1609.

O Códice Calixtino foi impresso pela primeira vez em 1882, numa edição feita por Fidel Fita.

Parte do manuscrito traduziu-se do galego no primeiro terço do século XV, conhecido como Milagres de Santiago, recolhe partes da História Karoli e da Guia do Peregrino.


Livro V

Ao quinto livro, Iter pro peregrinis ad Compostellam, conhecido como Guia do Peregrino de Santiago de Compostela compreende os fólios 192 ao 213. Atribuído a Aimery Picaud, autor de Parthenay-le-Vieux (Poitou), foi escrito entre os anos 1135 e 1140. O texto é um conjunto de conselhos práticos para os peregrinos, baseado no próprio percurso do autor, com os lugares onde descansar, qualidade das águas, as relíquias a venerar, as gentes e cidades do caminho ou os santuários a visitar antes de chegar à catedral de Santiago de Compostela.