Monet e "a Gare Saint-Lazare" | M8

Monet, A Gare Saint-Lazare,  1877, Técnica Óleo sobre tela
Dimensões 75,5x104 cm . Museu D'Orsay, Paris

Paris «muda mais rapidamente do que o coração dos mortais», sustentava Charles Baudelaire, e a vitalidade desta cidade em constante renovação oferece à pintura impressionista notáveis estímulos. A Gare Saint-Lazare, no distrito de Batignolles, é um dos símbolos da modernidade de Paris. A estrutura em ferro e vidro da recente estação ferroviária – em consonância com as últimas tendências arquitectónicas – presta-se bem a ser retratada pelo olhar sensível de Monet, que ficou profundamente fascinado pelos efeitos produzidos pelo vapor dos comboios e pela atmosfera que rodeia o ambiente à chegada das carruagens. O artista dedica à Gare Saint-Lazare uma série de telas, a mais célebre das quais é, sem dúvida, esta. O vapor confunde o olhar, envolvendo os escuros perfis das locomotivas e dos viajantes que esperam à beira dos carris; por detrás da cortina de fumo, no horizonte, a cidade com os seus característicos palácios banhados pelo sol. Monet não retrata a ferrovia como símbolo de modernidade e progresso nem nutre qualquer interesse pelas revoltas sociais que a difusão da rede ferroviária provocou: o olhar do pintor é totalmente absorvido pela percepção das variações atmosféricas e pelos efeitos do vapor.