Retrato de amante de Modigliani leiloado por 31 milhões de euros

"Jeanne Hébuterne (de chapéu)" foi o quadro mais caro da noite

O retrato que o pintor e escultor italiano Amadeo Modigliani (1884-1920) fez da sua amante um ano antes de morrer foi nesta quarta-feira a leilão na Christie’s de Londres e acabou arrematado por 31 milhões de euros, um valor dez milhões acima do preço estimado pela leiloeira. Este é assim mais um resultado positivo desta época de leilões, depois de na terça-feira o quadro Mulher sentada junto a uma janela (1932), de Pablo Picasso, ter sido vendido por quase 33 milhões de euros num leilão da Sotheby’s. Na quarta-feira, o quadro Jeanne Hébuterne (de chapéu), pintado em 1919 e que é um retrato de Jeanne Hébuterne, amante e musa de Modigliani, foi a estrela do leilão de arte moderna e impressionista da Christie’s, que somou no total 157,3 milhões de euros. Foram vendidos 89%, dos quais 94 % foram arrematados dentro das estimativas da leiloeira. Em comunicado, a Christie’s destaca ainda que 32 obras de arte foram arrematadas por mais de um milhão de euros.
Na mesma noite, foram batidos cinco recordes de vendas em leilão, dos quais se destaca o retrato de Berthe Morisot, Aprés le dejeuner (1881), que foi arrematado por cerca de cinco milhões de euros. Nunca uma artista feminina tinha alcançado tal valor num leilão. Renè Magritte, Alberto Magnelli, Kay Sage e Óscar Domínguez foram os outros destaques da noite.
E como não podia deixar de ser num leilão de arte moderna, Picasso também teve em destaque com duas obras. Nu accroupi, pintado em 1960, foi à praça por cinco milhões de euros e acabou arrematado por 8,4 milhões de euros, enquanto Minotaure aveugle conduit par une petite fille, um trabalho em papel, foi vendido por 3,2 milhões de euros.
“Estamos muito contentes com a força das licitações que tornaram este leilão no melhor, em termos de resultados, de uma noite de Fevereiro”, escreveu em comunicado Jay Vincze, responsável pelo departamento de arte moderna e impressionista da Christie’s, acrescentando que se registou um aumento de licitadores de todo o mundo.
Modigliani nasceu em 1884 em Livorno, Itália, e morreu em 1920, aos 35 anos de idade. O pintor conheceu Hebuterne já no fim da sua vida e ainda chegou a ter um filho com ela, que se suicidou logo depois da morte do italiano.